Qual a sua vocação?




A paz de Jesus, amados!


Agosto é considerado para nós, o mês das vocações, também chamado de mês vocacional. Todo Cristão é chamado a viver sua vocação. Mas afinal, o que é essa tal de vocação?



"Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi" (João 15,16)



Vocação é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É dom, graça, eleição cuidadosa, visando a construção do Reino dos Céus. (Wiki Canção Nova)
Só podemos ser realmente felizes, se seguirmos nossa vocação, o chamado do Pai! Seja essa vocação para a vida laical (leigo), religiosa, ou sacerdotal.



- Mas Deus nos deu o livre arbítrio, então, não podemos nós mesmos escolher o caminho a seguir?

Certamente somos os donos de nossas vidas, fazemos o que queremos, vamos para onde quisermos... cada um pode sim escolher o caminho que quer seguir.
Somos seres humanos, por isso somos imperfeitos e erramos. Nem sempre o que achamos que é bom para nós será o melhor. Mas Deus, na sua infinita perfeição, nos conhece melhor que nós mesmos. Ele sabe o que será melhor para nós, e quer isso de nós! Por isso a vocação é um chamado, e não uma imposição forçada. Ele nos chama a viver aquilo que é melhor para nós, mas é cada um que decidirá se atenderá ou não a esse chamado!


- Como saber qual a minha vocação?

Matrimônio, sacerdócio, vida celibatária, vida consagrada, catequista, diaconato... são muitas as "opções".
Como já disse, Deus nos chama a viver nossa vocação. Esse chamado é pessoal, é o próprio Pai nos chamando a aceitar esse convite. Nada melhor que entregar nossas vidas ao Pai Criador, deixando que Ele tome conta, que guie nossos caminhos. Certamente Ele falará em nossos corações aquilo que  deseja para nós. Fique cada vez mais perto de Deus, e você também sentirá esse chamado!


- Mas ainda tenho dúvidas quanto à minha vocação...

Se mesmo assim você tiver dúvidas quanto o caminho a seguir, converse com seu diretor espiritual ou seu pároco. Também há muitos dos chamados encontros vocacionais, onde a pessoa faz uma experiência, para ver qual a sua vocação. Basta procurar, com certeza encontrará um pertinho de você!


Então irmão, já sabe qual é a sua vocação?


"Sou chamado a fazer ou ser algo para o qual mais ninguém é chamado; no plano de Deus e nesta terra de Deus, ocupo um espaço que mais ninguém pode ocupar."
Beato John Henry Newman


Pra terminar, essa linda música. Ouça e reflita!





Comentários

  1. ¡Enhorabuena! En la vocación que Dios tenga
    designada para nosotros, nos realizaremos como personas y semos felices.¡Muchas gracias!
    Dios le bendiga.

    ResponderExcluir
  2. ¡Gracias!
    Estoy muy feliz de saber que nuestras palabras lleguen a los hermanos de otros países.
    ¡Dios te bendiga también¡

    ResponderExcluir
  3. Oi. Gostei do blog, linguagem simples e instrutiva. Acredito que deveríamos falar mais das vocações, são algo tão belo e ainda não é tão divulgado.Também tenho um blog com temas católicos e se quiser conferir, dá uma olhada:
    http://simplescomooar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A paz de Cristo e o amor de Maria Jovem!
SEJA BEM VINDO (A)!
Está livre para expressar a sua opinião aqui!
desde é claro que não ofenda a ninguém, até porque aqui é um blog cristão! tudo bem?
obrigada por estar aqui ^^
Deus te abençõe!

Abraço Fraterno! ;D

Postagens mais visitadas