16 de ago de 2011

Nem tudo nos convém!




" Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma."

(I Coríntios 6, 12)
Amados jovens, vou iniciar falando um pouco sobre nossos hábitos. Como cristãos, que tipo de música escutamos? Será que essas músicas nos edificam? Será que essas músicas transmitem boas mensagens? Pense nisso e reflita!
A citação da carta de São Paulo também vale para as músicas que escutamos. Hoje em dia, há uma infinidade de opções musicais. Há músicas para todos os gostos, de todos os estilos. Há músicas que falam de amor ou de revolta, de paz ou de guerra, de vida ou de morte. Há músicas com letras profundas e filosóficas, e outras que não passam de lixo...
Não estou aqui para dizer qual cantor ou qual música escutar. Isso é uma questão de gosto, e cada um tem o seu! Afinal Deus nos deu o livre arbítrio e Ele o respeita.
Somos cristãos, temos uma fé, carregamos conosco uma série de valores espirituais e sociais que devem ser seguidos. Ser cristão é ser uma pessoa diferente daquilo que a sociedade e a mídia querem que sejamos! Pode-se saber muito sobre uma pessoa através dos tipos de música que ela escuta: uma pessoa apaixonada escuta músicas românticas, um regente de orquestra escuta música erudita, um dançarino de rua escuta hip-hop. Será que estamos sendo cristãos escutando "são as cachorras" ou "vai ralando na boquinha da garrafa"? Há muitas músicas que são um verdadeiro atentado a nossa fé e nossos valores, mas mesmo assim muitas vezes a escutamos e ainda dançamos.
Devemos também ter muito cuidado com as músicas internacionais. Como muitas pessoas não conhecem outras línguas, acabam gostando dessas músicas apenas pelo "som" bonito que ela tem. Mas na verdade, o que aquele cantor(a) está dizendo? Faça um teste: pesquise na internet pela tradução da letra daquela música que tanto gosta e terás muitas surpresas!
A mídia está sempre lançando novidades, algumas boas e outras não. Mas saiba que como cristãos, nem tudo isso nos convém. Claro que não somos obrigados a escutar apenas músicas católicas. Há inúmeras músicas seculares que também possuem um alto valor artístico e moral, que falam de coisas boas. Saiba escolher o tipo de música que você vai escutar no carro, na escola ou a caminho do trabalho. Dê preferência às musicas que possuem uma boa mensagem, que te edificam, tornando-o uma pessoa melhor.
Fiquem na Paz de Jesus!

2 comentários:

  1. Olá Ihasmin e Rafael!
    Tudo bem com vocês?
    Realmente o nome do blog de vocês reflete a missão de evangelizar os jovens!
    Beijos em Cristo Jesus!
    http://santosdecalcajeans75.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,estou fazendo minha visitinha nos blogs dos catequistas unidos!Parabéns pelo seu viu ta lindão!A paz de Cristo e o no Amor de Maria!beijs Paty♥Ótima postagem parabéns!

    ResponderExcluir

A paz de Cristo e o amor de Maria Jovem!
SEJA BEM VINDO (A)!
Está livre para expressar a sua opinião aqui!
desde é claro que não ofenda a ninguém, até porque aqui é um blog cristão! tudo bem?
obrigada por estar aqui ^^
Deus te abençõe!

Abraço Fraterno! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...